A Apple acaba de rotular nove modelos de Mac como “obsoletos”

Apple
Apple

Seu Mac “obsoleto” provavelmente ainda funciona bem.

A tecnologia de consumo está ficando muito boa — tão boa, na verdade, que há cada vez menos motivos para atualizar para algo novo. Muitos de nós mantemos os dispositivos por mais tempo do que nunca, e o Mac não é exceção: os computadores da Apple não apenas mantêm seu valor bem, como realmente duram anos (ignorando quaisquer falhas críticas de hardware). Se você comprar um Mac hoje, pode não sentir necessidade de atualizar por muito tempo.E ainda assim, pode ser um choque quando a própria Apple decidir que seu Mac é velho demais para este mundo. Essa é a impressão que você pode ter ao ler as manchetes de tecnologia de hoje : a Apple rotulou nove de seus Macs como “obsoletos” e outros três como “vintage”. O problema é que, só porque a Apple diz que um Mac é obsoleto, isso não significa que ele seja realmente obsoleto. (Nem um Mac “vintage” significa que você vai parecer um hipster andando por aí com um.)

Quais Macs estão obsoletos agora?

Esses nove Macs agora são considerados obsoletos, de acordo com a Apple:

  • MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2016)
  • MacBook Air (13 polegadas, início de 2015)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, 2 portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, 4 portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
  • MacBook Pro (Retina, 13 polegadas, início de 2015)
  • iMac (21,5 polegadas, final de 2015)
  • iMac (Retina 4K, 21,5 polegadas, final de 2015)
  • iMac (Retina 5K, 27 polegadas, final de 2015)

E os três Macs a seguir agora são “vintage”:

  • MacBook Air (Retina, 13 polegadas, 2018)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, 2 portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2018, 4 portas Thunderbolt 3)

Esses Macs se juntam a uma longa lista de máquinas antigas e obsoletas que remontam ao Apple I. Mas só porque seu Mac de 2016 compartilha a mesma lista de um computador de 1976, isso não significa que é hora de aposentá-lo.

O que “obsoleto” e “vintage” significam?

Se você tem um desses Macs, ele não vai parar de funcionar só porque a Apple o chama de obsoleto. É bem possível que seu Mac ainda funcione muito bem e continue funcionando como planejado por mais um tempo. (Também é possível que seu Mac não esteja funcionando como antes, e, bem, isso também está OK.)

“Vintage” e “obsoleto” são simplesmente categorias que a Apple usa para fazer a manutenção de Macs. A Apple considera um produto vintage quando começou a vendê-lo há mais de cinco anos, mas há menos de sete anos. Isso significa que, a qualquer momento nesse intervalo de cinco a sete anos, a Apple pode rotular o produto como vintage. Naquela época, a Apple não garante mais o suporte de hardware e pode abandonar o suporte de software também. Embora não recuse todos os produtos vintage, não se surpreenda se eles disserem que não podem ajudá-lo com seu MacBook Air 2018.

Produtos “vintage” eventualmente se tornam “obsoletos”, o que basicamente significa que a Apple não fará mais a manutenção do dispositivo. Embora um dispositivo vintage possa receber alguma ajuda no genius bar, eles não poderão ajudar com seu iMac do final de 2015. Você pode aprender mais sobre esse sistema em nosso artigo completo aqui .

Resumindo, não dê ouvidos ao jargão de marketing: se o seu Mac “vintage” ou “obsoleto” ainda funciona para você, continue usando-o. Se ele quebrar, no entanto, saiba que a Apple pode não ser capaz de ajudá-lo, então pode ser melhor optar por uma opção de reparo de terceiros.